top of page

A Matriz BCG

Criada por Bruce Henderson em 1970, para uma empresa norte-americana chamada Boston Consulting Group(daí o motivo para a sigla BCG), a Matriz BCG, também conhecida como Matriz de Participação, pode ser vista como uma ferramenta de análise de qualidade de produtos e serviços, com foco na sua taxa de crescimento e participação no mercado, ou seja o ciclo de vida do que você oferece. Buscando equilíbrio entre produtos de alto e baixo crescimento, o que interfere de maneira direta no fluxo de caixa e na carteira de negócio.

Já é senso comum a importância da adoção de estratégias por parte das empresas para ofertar seus produtos ou serviços no mercado, e ter uma noção mais real do que realmente impacta na sua empresa é de suma importância para continuar ou parar determinadas ações e/ou focos. Aplicando a matriz BCG você pode ter uma essa noção mais fiel e direcionar melhor o rumo que seus negócios estão seguindo.

Os quadrantes

Sendo vista como uma metodologia gráfica, ela pode ser aplicada em empresas de todos os segmentos, sendo necessário possuir os dados sobre a participação de cada produto/serviço no lucro da empresa, bem como valores de investimentos. essa metodologia ágil e estratégica enquadra-se perfeitamente ao cenário digital que vivenciamos, pois com mudanças constantes é importante termos uma visão mais precisa.

Podemos classificar, de acordo com os dados que apontamos, os produtos/serviços em 4 categorias, como representado na imagem abaixo:

As categorias foram nomeadas para facilitar a compreensão e ajudar a aplicar de uma maneira ainda mais fácil, auxiliando num rápido entendimento e análise.

Estrela – Ficam nesse quadrante os produtos/serviços com boa rentabilidade e que precisam de uma quantidade significativa de investimento. Normalmente são vistos como referências no mercado e geram receita com taxa de crescimento potencialmente elevada.

Embora ainda não estejam estáveis no mercado, poderão assumir a liderança de vendas no segmento em um futuro próximo, vindo a passar para o quadrante de “vaca leiteira” muito em breve.

Vaca Leiteira – Produtos/serviços consolidados no mercado, que podem ser tidos como a base para o seu faturamento. Necessitam de pouco investimento mas com uma participação elevada no mercado, o que mantém o balanço positivo da empresa.

Esse é o quadrante que as empresas desejam que muitos de seus produtos/serviços estejam, pois o lucro é garantido e serve também como base de capital para investimentos em produtos/serviços do quadrante “interrogação”.

Ponto de Interrogação – Também conhecido como “questionamento”, pode ser considerado como o pior referente ao fluxo de caixa, pois é necessário um alto investimento com baixo retorno de ativos e baixa participação de mercado. Normalmente são produtos de lançamento e inovadores, que focam em um nicho diferente dos produtos/serviços do quadrante “vaca leiteira”. Embora apresente um risco elevado é sempre importante investir nesse quadrante

Também é importante ter em mente

Podemos ver a Matriz BCG como uma ferramenta importantíssima para uma empresa, não apenas por ajudar a mapear produtos e processos, mas também por auxiliar no desenvolvimento de estratégias mais assertivas, proporcionando maiores benefícios. Porém, vale ressaltar que ela, assim como as demais ferramentas de análise de qualidade, apresenta algumas limitações. Se tratando de Matriz BCG, podemos enxergar como um de seus principais fatores limitantes a simplicidade de sua análise gráfica, pois ao mesmo tempo que facilita a compreensão, restringe seus produtos/serviços a apenas 4 quadrantes. Então, é de extrema importância, para o bom proveito da ferramenta, que ela seja utilizada em conjunto com outras ferramentas/técnicas para que se possa fazer uso de toda sua funcionalidade.

Outro ponto a ser levantado sobre sua limitação, é a questão da temporalidade, pois ela apenas categoriza os produtos/serviços em um momento inicial, fazendo previsões e servindo de base para estratégias atuais, mas sem acompanhar a progressão dos mesmos com o passar do tempo. Outros pontos que devem ser considerados também, dizem respeito às especificidades do seu negócio, como tamanho do mercado, concorrências e as vantagens competitivas, por isso não limite-se apenas à Matriz BCG, mas também faça uso de outras ferramentas.

Vantagens e Desvantagens

Em suma, podemos resumir aqui as 3 principais vantagens que a Matriz BCG agrega, e que a priori podem impactar sua empresa de maneira significativa.

1 – Aumento na variação de produtos/serviços no mercado.

As empresas de sucesso sempre possuíram uma carteira de serviços/produtos bem ampla, que englobe todas as fase de desenvolvimento, assim estão sempre em movimento e sabem direcionar melhor os investimentos para aumentar ainda mais os lucros, pois se algo que é ofertado entra em declínio, algo que é lançamento pode cobrir os gastos enquanto a situação não se estabiliza.

2 – Fácil de implementar

Como pudemos perceber, a Matriz BCG é fácil de compreender e de implementar, bastando ter acesso aos dados do que você oferece e traçando um gráfico para ir encaixando-os. Com ela você irá economizar em tempo e verba para a tomada de decisões.

3 – Vantagem competitiva

Com a aplicação da Matriz BCG você compreenderá melhor seus produtos/serviços, e como já dito saberá em qual fase de desenvolvimento eles estarão, portanto saber onde investir, ou de onde retirar verba já lhe coloca em um patamar mais elevado em relação à concorrência, pois você conhecerá o que está ofertando como ninguém.

Já as desvantagens, podemos ter em mente, de maneira resumida como sendo:

1 – Indicada para empresas já consolidadas há algum tempo no mercado, pois suas análises requerem um certo grau de investimento/conhecimento de mercado.

2 – Ela é voltada para processos internos da empresa, então os fatores externos não são levados tanto em consideração.

3 – Esses fatores externos podem afetar sua análise. Você sempre precisará levar em consideração, para suas estratégias, fatores como concorrência, situação econômica, tendências de mercado, entre outros.

Ciclo de vida na Matriz BCG

Aqui entram principalmente as empresas que ofertam produtos, porém os prestadores de serviços também podem usar como base o ciclo de vida, para compreenderem ainda mais como funciona essa questão no mercado. Podemos categorizar basicamente em 4 estágio, de acordo com o primeiro gráfico que apresentamos, sendo eles:

1 – Introdução (a interrogação)

Aqui é quando um produto é lançado, seus custos podem ser bem elevados e seus retornos não tão significativos. Como é novidade, além dos custos de produção será preciso investir em marketing e campanhas constantes. Embora não apresente lucro é preciso visar seu potencial e os benefícios que ele trará para sua empresa nas outras fases.

2 – Crescimento (a estrela)

Nesta fase a aceitação no mercado já é maior, porém seu lucro não aumenta tanto pois ainda é necessário muitos investimentos até consolidar-se no mercado. Para esta etapa é sempre importante realizar constantes estudos de mercado e segmentar bem seu público-alvo, identificando novos nichos e tentando impactá-los.

3 – Maturidade (a vaca leiteira)

Crescimento de vendas diminuem mas se mantém estável, quando os lucros se estabilizam. Se seu produto já é conhecido no mercado então demandará menos custos. É a fase onde os lucros são melhores.

4 – Declínio (o abacaxi)

O produto começa a entrar em queda, tanto em lucro quanto em potencial de conquista de novos mercados. Pode-se evitar que um produto entre nessa fase observando os demais. Caso o produto entre, pode-se também “reciclá-lo” com uma nova campanha ou lançando-o novamente com novidades adicionais por exemplo.

Mãos à obra!

Agora que você viu como é simples fazer uso da Matriz BCG, você já pode começar a implementar na sua empresa e ver como suas estratégias adaptam-se à ela. Conheça melhor seus produtos, entenda o ciclo de vida deles no mercado e veja sempre qual o melhor momento para investir, assim sempre terá um lucro significativo e uma rotatividade do que é ofertado na participação de mercado.

Esperamos que tenham gostado, e até a próxima.

0 comments
bottom of page