Como descobrir o público-alvo da sua empresa em 3 simples passos

Você talvez já tenha se perguntado, ao longo desse tempo que possui sua empresa, qual seria o perfil das pessoas que teriam mais possibilidade de consumir os seus produtos, não é mesmo? Saber quem é o seu público-alvo é fundamental para que você venda de maneira mais assertiva e obtenha mais lucros com seu negócio.

O que é público-alvo?

É mais ou menos isso que você está pensando mesmo. O termo se refere ao perfil ideal de consumidores que sua empresa tem ou pretende ter. Por exemplo, se você possui uma empresa que trabalha com venda de veículos, o seu público-alvo são pessoas com alto poder de compra –a depender, é claro, dos modelos da marca com a qual a empresa trabalha e de mais detalhes sobre o público.

Portanto, não faz sentido propor ações de Marketing Digital, como anúncios e postagens nas redes sociais, que não se comunicam diretamente com esse público. Senão vira um trabalho em vão, onde se fala muito e possui impacto irrelevante. Sabe o eco? É exatamente isso o que acontece. Você sente que está falando sozinho e a única presença que encontra é a de você mesmo.

Já se sentiu assim, não é? Calma! Iremos ajudar você com a seguinte solução: definindo o seu público-alvo com 3 passos bem simples e práticos!

1. Em qual território está o seu público-alvo?

Se a sua empresa está localizada em uma capital e você faz vendas exclusivamente presenciais, qual o sentido de elaborar uma campanha de comunicação para o Brasil inteiro? Nessas horas é preciso ser realista. Você vende apenas para a capital? Para a região Metropolitana também? Para estados vizinhos?

Com tudo isso em mente, perceba que há algo em comum entre essas pessoas. Pertencer a um mesmo local faz com que as pessoas se sensibilizem a determinadas causas regionais. Você pode aproveitar essa característica para elaborar formas de se comunicar diretamente com elas e obter muito mais empatia!

2. Qual a faixa etária do seu público-alvo?

Não basta saber o território do seu público, é preciso descobrir qual a faixa etária deles. A partir de qual idade uma pessoa que mora/trabalha/estuda em determinada região pode sentir-se interessada pelos seus produtos? Aqui entra muito em jogo a questão financeira. Seus produtos ou serviços podem ser comprados por jovens de até que idade? Você também vende para o público infantil? Até que idade não faz tanto sentido alguém possuir algum produto ou serviço seu?

Essa pesquisa é extremamente relevante para a assertividade de uma comunicação. A depender da faixa etária, tudo de uma campanha de comunicação pode mudar, pois os interesses entre as fases da vida são outros. A pesquisa e o estrategismo mais uma vez são fundamentais.

3 – Quais as principais necessidades do seu público-alvo?

Agora que você já sabe onde seu público mora (ou trabalha/estuda) e sabe a idade que eles possuem, chegou a hora de pensar em quais serão as suas necessidades para que eles acreditem que seus produtos e serviços resolverão os problemas deles.

Continuando o exemplo com a empresa de veículos, o que levaria alguém a comprar um carro? Economia? Elegância? Popularidade? Tradição? Os seus produtos devem estimular e potencializar a necessidade de compra do seu público-alvo.

Agora vamos unir as peças do quebra-cabeças. Considerando que seu público seja constituído por pessoas que moram (ou trabalham/estudam) em uma capital, possuem em média de 25 a 40 anos, independentemente do sexo, que decidem pela compra de um veículo devido a sua economia no trânsito, qual produto seria mais recomendado? Com os veículos que você possui, poderia oferecer com mais assertividade um carro com características condizentes, como um Up!, por exemplo, afirmando todas as suas qualidades e benefícios para o futuro proprietário.

Onde há planejamento e ação, há sucesso. Suas palavras serão sempre transparentes e objetivas e, uma hora ou outra, o peixe morderá a isca!

Como descobrir o público-alvo

(Fonte: Freepik)


E aí?

Foi fácil ou difícil definir o seu público-alvo? Esses são 3 passos simples que servem para que você tenha dimensão do que são os seus consumidores e que você não erre na hora de investir nas suas ações de Marketing, Publicidade e Comunicação. Sua linguagem, conteúdo, canais de comunicação e melhorias nos produtos depende disso!

Lembre-se: é preciso sempre ser estratégico para atrair novos clientes, fidelizar os antigos e aumentar suas vendas.

Se precisar de ajuda, nós estaremos aqui! Basta entrar em contato.

#Consumidores #públicoalvo

0 comments

Recent Posts

See All