top of page

Como novas redes sociais podem ser uma oportunidade para o seu negócio

Redes sociais: os algoritmos do Instagram e como novas redes sociais podem ser uma oportunidade para o seu negócio.

Toda rede social passa por estágios, e suas estratégias e metas vão mudando de acordo com o cenário. Uma rede social nova, geralmente foca em atrair novos usuários, seja com algoritmos amigáveis, publicidade, ou mesmo com premiações em dinheiro, como acontece no Kwai e no TikTok, por exemplo.

Uma rede social consolidada, geralmente foca em outras metas, como aumentar o engajamento dos usuários, criar mais funcionalidades, e gerar mais receita.

Aproveitar e aprender a lidar com esses estágios, é essencial para que o seu negócio esteja bem posicionado na internet. Confira abaixo algumas informações que podem lhe ajudar nesta missão!

Os algoritmos do Instagram

Atualmente, praticamente “tudo” se concentra no Instagram, notícias, personalidades, negócios, entre outros. Com cerca de 99 milhões de usuários, a rede social engloba diversas funcionalidades em sua plataforma, o que aumenta sua usabilidade, mas divide a atenção dos usuários, e para quem depende dessa atenção, isso pode ser um problema. 

Recentemente a rede social deu mais detalhes sobre como decide quais posts terão mais destaque em cada “seção” da plataforma, que leva em conta informações como números de curtidas, horário em que foi publicado, interações dos usuários e até mesmo localização. E o que faz isso tudo funcionar, são os algoritmos, que consistem basicamente em um conjunto de dados estabelecidos por cada rede social.

As dificuldades de engajar no Instagram

É fato que o Instagram coleciona reclamações a respeito de engajamento, posts excluídos e muitas teorias de conspiração sobre os seus algoritmos, mas será mesmo que a rede social anda tão “inalcançável” assim? O Reels, funcionalidade do Instagram, veio com o objetivo de apresentar contas que você ainda não segue, trazendo visibilidade para mais usuários, porém, as queixas de quem trabalha com a rede social, continuam circulando.

Recentemente a influenciadora Camila Coutinho, por exemplo, fez um vídeo falando um pouco sobre alcance, onde podemos ver que até mesmo publicidade de Influencers, que já possuem uma comunidade e um grande número de seguidores, estão tendo a necessidade de serem impulsionadas.

As oportunidades em um nova rede social

Em um cenário totalmente diferente, temos o TikTok, rede social em ascensão, que tem algoritmos bem interessantes para quem deseja visibilidade. No TikTok, um dos diferenciais é que, até então, não há maiores restrições na entrega dos conteúdos, sendo dividido em dois feeds, há um espaço exclusivo para acompanhar quem você segue.

Outro grande diferencial, é que a quantidade de seguidores não necessariamente determina o alcance do conteúdo postado, sendo muito comum usuários com pouquíssimos seguidores terem vídeos viralizados. Como a rede social possui menos funcionalidades que o Instagram, por exemplo, os vídeos acabam tendo a atenção total dos usuários.

Sua plataforma apresenta dois feeds, o “seguindo” e o “para você”, no primeir feed, você tem acesso aos vídeos de quem segue, e no segundo são vídeos baseados no que você gosta de assistir, aparecer nesta seção significa que o seu vídeo terá um alcance maior, independente do número de seguidores ou interações que o seu perfil possui. 

TikTok vs Instagram

Podemos perceber claramente a diferença entre duas redes sociais em cenários diferentes, uma ainda está no estágio de atrair novos usuários, e outra trabalha em como otimizar suas funcionalidades e seu grande público. Aproveitar esse estágio inicial das redes, pode ser a estratégia que pode mudar completamente o cenário em que o seu negócio se encontra.

É necessário conhecer o seu público profundamente, mas também reconhecer o momento em que estamos, pessoas mais conectadas e o crescimento da Geração Z caracterizam a chegada de novas redes sociais a todo momento, e que o seu negócio precisa estar nas redes sociais de destaque, isso é fato, mas a internet não para, e quem conta com ela, também não pode parar.

0 comments
bottom of page