top of page

Estratégias de Lançamento



Impacte ainda mais com estratégias de Lançamento!

Nosso sistema econômico empresarial baseia-se em algumas datas, vistas como “mais comerciais” e onde há um maior fluxo e dinamismo de verba, para início de algumas campanhas e um maior retorno do que é investido. Podemos ter como exemplos de algumas dessas datas, na qual é bem perceptível, o Carnaval, Natal, Dia das Mães e até mesmo o Réveillon.

Um bom estrategista, porém, sabe sempre identificar quando pode-se ter um maior retorno, e para além dessas datas culturais, já inseridas e bem consolidadas, há a possibilidade de “criar” novas datas para que haja um pico em suas vendas, como Black Friday, Feirões, Eventos, Mega-Promoções e afins.

Vale enfatizar que os processos que abordaremos são voltados para o lançamento, ou seja, algo pensado antes da efetivação da compra ou aquisição de um serviço.

Reunimos aqui, de maneira breve, algumas dicas e reflexões para te auxiliar a compreender um pouco melhor como funcionam as estratégias de lançamento e suas aplicações na prática.

As 3 Etapas

Como a maioria dos processos, podemos separar o lançamento em algumas etapas, para facilitar sua compreensão e implementação. São elas:

O Pré-Lançamento: O primeiro contato que o público terá com sua nova campanha, por isso é de extrema importância investir em Publicidade e Marketing, fazendo uso de gatilhos mentais, frases de efeito ou algo que atraia a atenção do consumidor. É no pré-lançamento que conseguimos capturar os primeiros leads, para que mesmo que eles não participem das outras etapas possamos atingi-los posteriormente de outros modos. O Pré-Lançamento pode ser dividido em subtópicos, também para melhor compreensão e implementação:

1 – Planejamento – Definição de verbas a serem investidas; Mídias a serem utilizadas; Público a ser atingido.

2 – Captação – Aqui começa a parte de captura de informações e geração de leads, através de Landing Pages por exemplo.

3 – Remarketing de Lembrete – Gerar um certo “incômodo”. Quando o dia D(o grande lançamento) estiver chegando, é quase obrigação que todas as pessoas que informaram seus dados sejam lembradas do evento. Não se pode perder a oportunidade de reforçar a informação.

4 – Remarketing de Aquecimento – Informações essenciais que os possíveis leads precisam ter contato antes do lançamento.

5 – Remarketing de Evento No Ar – Aumentar as expectativas dos futuros clientes

6 – Remarketing de Últimas horas/vagas – Criar senso de urgência.

O Lançamento: Importante sempre divulgar os benefícios e destacar os diferenciais que te fazem ser o melhor no mercado, deixando sua comunicação sempre alinhada em todas as plataformas de atuação. Aqui suas ações OFF precisam conversar com o que é anunciado no online. Após isso, é partir para a ação.

Para fazermos um lançamento mais eficaz precisamos ter em mente alguns pontos, como o perfil do cliente, Definição do Produtos, Estudo do Mercado, Logística do Lançamento.

O Pós-Lançamento: Neste momento da etapa você irá trabalhar em tudo o que conseguiste captar durante o lançamento. Alguns especialistas dizem que é necessário em média de 3 a 4 lançamentos testes para ter um com muito sucesso. Sabemos que nenhum teste é vão. Todo teste é uma excelente oportunidade para estudarmos mais o perfil de nosso cliente, pontos que podemos melhorar e furos no processo a serem corrigidos. Por isso, também, dados e métricas das mídias são de fundamental importância.

Agora devemos ter em mente que lançamento não faz milagre. Não adianta gastarmos muito dinheiro em um evento onde o produto é baixo ou se não tem um mínimo de reconhecimento no Mercado. Então, o Lançamento é um potencializador de algo que já existe. Se seu Produto ou Serviço é bom, então o lançamento é uma boa estratégia. Agora, se seu produto ainda precisa evoluir, não vai ser o lançamento que vai mudar sua situação. Arrume primeiro a casa, para depois receber visitas.

Lançamento interno

Baseados nos sábios dizeres de Jeff Walker, criador do best seller e do método “Fórmula de Lançamento”, entendemos que antes de vender algo de valor é preciso, primeiro, criar uma lista fiel de contatos e, é claro, nutrir sempre com assuntos relevantes. Por isso é fundamental para um bom lançamento, principalmente no mundo online, investimentos constantes e conteúdos de qualidade para sua audiência, pois desta forma você consegue ir aos poucos se tornando autoridade no assunto e, quando formos fazer um trabalho de tráfego pago, já termos um norte para trabalhar. Foi aí que começou o Fórmula de Lançamento que nada mais é do que um método capaz de oferecer condições diferenciadas e instigar o interesse de um público.

O que você ganha com lançamentos internos, além de vendas:

1 – Uma boa Lista de E-mail com Leads Interessados

2 – Compreensão do seu Mercado de Atuação

3 – Proximidade com o seu Público

4 – Validação de testes e ideias

5 – Autoridade e Reconhecimento

No Online

Demonstrando grande eficácia na fase de pré-lançamento a utilização de vídeos na plataforma online é sempre uma boa. Consiste na elaboração de três vídeos sequenciais estrategicamente pensados para atrair e despertar o interesse do público. A ordem de assuntos funciona assim:

Vídeo 1: O primeiro vídeo deve conter gatilhos mentais podendo ser visto como “a grande oportunidade” de expor a dor do ouvinte. Ou seja, você deve mostrar que ele tem um problema gerando identificação. Por exemplo: “ Para mim era difícil também entender que a Publicidade era Digital. Não entendia que era mais vantajoso investir no Google do que em material impresso”.

Vídeo 2: Depois do público entender que tem uma dor, o segundo vídeo deve instigar a necessidade de solucionar esse problema. Por exemplo: “Hoje eu sei que investir em Tráfego Pago é fundamental. Descobri que a empresa que não está na Internet, praticamente não existe. Agora, um grande dilema foi…por onde começar…. contratar ou terceirizar… ”;

Vídeo 3: O terceiro vídeo pretende mostrar sua oferta, especificando como será executada sua ação. Por exemplo: “Sendo cliente da Appi9, por um preço super acessível conseguimos levar até você pessoas interessadas em seu produto e serviço”.

Feito isso, deve-se “abrir o carrinho”. Seu público, que acompanhou os três vídeos e informou seus dados de contato, irá receber, via e-mail, conteúdos informando especificidades do que é oferecido, como condições de pagamento, benefícios do produto, resolução de objeções, entre outros.

Quem fizer a inscrição, estará na fase do pós-lançamento onde receberá as aulas e, possivelmente, estará aberto para dar seu testemunho sobre o curso, gerando ainda mais engajamento.

Conclusão

Podemos perceber, então, que o lançamento de um produto/serviço vai muito além do que colocá-lo em circulação, mas necessita de uma atenção especial para poder alcançar o tão esperado sucesso e conquistar de vez o mercado, que o meio online te oferece diversas possibilidades para o lançamento e que a verba destinada a isso nunca é um desperdício, mas sim um significativo investimento.

Caso necessite de um auxílio especializado no momento de desenvolver suas estratégias de lançamento, basta entrar em contato para analisarmos as melhores soluções para sua empresa. Nossa equipe de profissionais, mais que qualificados, está pronta para te proporcionar experiências incríveis.

0 comments
bottom of page