top of page

Leads: Definição, Estratégias e Muito Mais…

No Marketing Digital muito se fala em Leads, Inbound, Outbound, Copy… São tantas terminologias diferentes que o iniciante no assunto pode acabar se perdendo. 

Desta forma, trouxemos esse rápido artigo, para explanar um pouco sobre o conceito de lead e como trabalhar essa persona para transformá-la em cliente.

Afinal, o que é lead, onde eles vivem, dormem, se reproduzem?

Brincadeiras à parte, o conceito de Lead sempre existiu como forma arquetípica, porém ganhou popularidade com advento do Marketing Digital. 

Com a busca intensa por novos clientes e a possibilidade de ter um alcance muito maior de pessoas com marketing digital, esse conceito lead veio a se consolidar. 

Lead nada mais é do que a pessoa que está interessada em seu produto ou serviço.

Em uma estratégia online, temos o seguinte cenário: uma grande quantidade de pessoas verão o teu anúncio ou conteúdo, porém, apenas uma pequena parcela demonstrará interesse. 

Como estamos falando de uma amostragem muito grande de pessoas, ocorre o fenômeno de muitos “falsos interessados”. Cabe à equipe de qualificação de contatos (SQL) verificar o grau de interesse do lead. 

Estratégias como Lives, Lançamentos, Blogs, Canal no Youtube e Instagram são os principais métodos online para captação de leads. 

A teoria é simples, agora o campo de batalha, só sabe quem está lá.

Antes de falar rapidamente sobre as principais estratégias de captação de leads, queria que você entendesse dois conceitos: Inbound e Outbound. 

Inbound

Inbound é a estratégia de captação de leads que tem como objetivo agregar valor “gratuito” para seus seguidores, normalmente por conteúdo, para que a vontade de comprar parta do lead e não da prestadora de serviço. Como por exemplo quando a empresa posta conteúdo informativo em suas redes sociais.

Outbound

Outbound é uma estratégia de marketing onde a iniciativa das vendas parte da empresa e não do cliente. Como por exemplo, Outdoor, Anúncios em geral, Prospecção Ativa ou Cold call. 

Passo a passo para as vendas. 

De forma geral acontece da seguinte forma: 

1. O Lead demonstra interesse em seu produto ou serviço, entrando em contato com sua marca e fornecendo suas informações de contato. Seja de forma orgânica ou de forma paga. 

Ainda não sabe o que é tráfego pago? Dá uma olhadinha em um artigo explicando sobre as vantagens de anunciar online, clicando aqui.

2. O vendedor ou profissional responsável atende e qualifica o lead

3. A venda é realizada

4. Fideliza-se o Cliente. 

Simples? Nem tanto. 

Para gerar o interesse inicial, muito trabalho tem que ser feito. Criação de conteúdo, blogs, postagens, engajamento, anúncios, copy boa… Isso tudo é levado em consideração, para você conseguir efetuar a venda. 

Normalmente o lead verá um anúncio da sua empresa e será direcionado para uma Landing Page (ou Página de Captura, em português). A Landing Page representa uma das maiores variáveis para a conversão do lead em clientes, pois é lá que conseguimos mostrar que somos autoridade. É lá onde tocamos na dor da pessoa e mostramos como saná-la e como quebrar objeções. É onde mostramos o quanto sua empresa é segura, confiável e profissional, por meio de depoimentos de seus melhores clientes.

Para saber mais sobre Landing Page, dá uma olhada nesse conteúdo quentinho que criamos para você clicando aqui.

Mas é muito importante você saber que a venda é apenas o primeiro passo de toda a cadeia de produção. 

Você vendeu e agora? 

Cabe a todas as pessoas que estão ingressando no mercado do marketing digital, seja como prestadoras de serviço ou para dar uma alavancada em sua empresa, prestar um serviço de qualidade, honesto e sem enrolação.

A captação e transformação do lead em cliente não é a parte mais desafiante, mas sim o sucesso do cliente e o seu respectivo encantamento.

Que comecem os jogos… 

Espero ter ajudado.  

0 comments
bottom of page