O isolamento social levou muitas empresas a migrarem para o meio digital sem entender profundamente como esse estilo de venda funciona. A famosa “gambiarra digital” não foi o suficiente para segurar muitos negócios, porque para concretizar vendas é necessário conhecer esse novo consumidor e quais são as novas demandas.A crise atual não significa congelar os investimentos, mas sim direcioná-los para novos canais e pensar em novas estratégias.
A pandemia tornou-se um problema mundial, englobando problemas sanitários e econômicos.
O que o consumidor está fazendo durante a quarentena?
Além de entender onde o consumidor estar, é preciso saber o que ele faz. De acordo com a Globalwebindex, os novos hábitos do consumidor estão totalmente voltados para os meios digitais e para o entretenimento:
Mais de 50% estão assistindo mais serviços de streaming;
Quase 45% estão dedicando mais tempo às mídias sociais;
Quase 15% dizem que estão criando e enviando vídeos.
Traduzindo para as redes sociais empresariais, isso significa que o foco agora deve ser em conteúdos dinâmicos, como vídeos e GIFs, que mesclem o comercial com o conceitual. Outro ponto é repensar onde anunciar seus ADs, com os serviços de streaming e vídeo em alta, talvez seja a hora de investir em YouTube ADs, anúncios no TikTok, dentre outros.
Com o isolamento social a presença online tornou-se ainda mais forte.
O que o seu consumidor espera do atendimento virtual?
Migrar para o digital não significa perder o contato humano. Nesse momento seu cliente espera um atendimento humanizado, personalizado e eficiente. A 17ª edição do estudo “Empresas que mais respeitam o consumidor”, realizado pela SKS CX, mensurou a jornada do cliente e o que ele realmente espera dos serviços online:
O novo cliente virtual espera muito mais que apenas preço baixo.
O meio digital pode trazer sobrecarga de informações, por isso é necessário estar sempre atento ao feedback dos clientes e propor melhorias o mais rápido possível, caso contrário o consumidor procurará outra empresa dentre as infinitas opções online.
Quais são as tendências mais fortes para o momento?
Então, agora que você conhece seu cliente é hora de entender como faturar com as mudanças, pois o comportamento do consumidor mudou e a forma de venda tem que se adaptar também. Aqui estão algumas tendências para durante e depois da pandemia:
Crescimento do entretenimento virtual;
Streaming: mix entre e-commerce e transmissão ao vivo;
Automatização de processos: invista no seu chatbot;
Hipervalorização do estilo de vida saudável e da sustentabilidade;
Autoaperfeiçoamento por meio de cursos e contatos online com especialistas e mentores.
O que funciona para a sua empresa? Lembre-se a estratégia escolhida deve ser a que mais combina com seu público alvo e com os serviços e produtos ofertados.
Comments