top of page

Marketing Tradicional x Marketing Digital: conheça as diferenças

Em nosso último texto, falamos um pouco sobre as definições de Marketing Digital e como uma empresa pode se beneficiar disso para ampliar suas vendas e alcançar um público cada vez mais amplo. Algumas coisas mudaram muito quando comparamos ao Marketing Tradicional, que por mais incrível que pareça, diversas empresas ainda fazem uso exclusivo dessas ferramentas.

Que tal saber tudo o que há de diferente entre esses dois conceitos?

Marketing Tradicional e Marketing Digital

Entenda por Marketing Tradicional toda forma de estratégia que tenha como finalidade uma venda e utiliza para isso os canais de mídia offline, ou seja, que não usam internet. Uma das formas mais recorrentes é através da televisão, de outdoors e de panfletagem. Esses canais de comunicação, embora utilizem uma forte pesquisa para determinação do público, são restritos a uma área geográfica, alcançam um número limitado de pessoas e são, principalmente, caros.

Com o avanço da humanidade, o público teve acesso a uma diversidade de itens tecnológicos que os conectam com o restante do mundo. Os anúncios publicitários vieram como uma consequência do crescimento espontâneo dessas mídias digitais. Assim, os anunciantes puderam ter acesso a quem consome conteúdos semelhantes as ideias da sua empresa (e aos seus produtos e serviços), realizar implementações acompanhar o que esse público anda consumindo na internet e como atingi-los de forma sempre assertiva.

É bom ressaltarmos que essas divulgações não são restritas a grandes empresas. A Internet é para todos. O que diferencia é sua estratégia.

O que há de diferente?

Supondo que você possua um iPhone, não faria o menor sentido receber ofertas de  capas de celulares para um Android. Um outro exemplo, considerando que você seja solteiro(a), não faz sentido receber ofertas de pacotes de lua de mel. Faria mais sentido se você, noivo(a) ou interessado(a) em noivar, recebesse esse tipo de conteúdo. Você já deve ter passado por algo parecido ao acessar seu Facebook, não é verdade?

Uma das grandes vantagens do digital é ofertar produtos e serviços que as pessoas já têm afinidade. É isso que o Marketing Digital faz de melhor: segmentação do público-alvo para anunciar apenas o que for relevante!

Já os veículos tradicionais de comunicação não conseguem ainda segmentar o interesse dos diferentes tipos de público que possuem. Ao assistir a uma emissora de televisão, você receberá os mesmos anúncios que todos, por mais que não haja interesse.

marketing tradicional x marketing digital

Fonte: Freepik


Entendeu?

Utilizar o Marketing Digital não invalida o uso do Marketing Tradicional. As campanhas de Marketing ofertadas em rádios, jornais, revistas, televisão, outdoors e panfletos ajudam a fortalecem a credibilidade. Porém, não atuar paralelamente ao online é visto pelo público como desatualização e descaso.

0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page